Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Sustentável leveza do arquiteto

P1040857

O arquiteto Índio da Costa, de 74 anos é um homem sensível e leve. Características essas muito presente em seus trabalhos, sejam residenciais, institucionais, culturais ou especiais. Ele esta completando 50 anos de carreira na arquitetura, e diz que gosta mesmo é de fazer arquitetura. Ele esteve em Natal, ontem, 24 de maio para palestrar no II Fórum de Arquitetura, que aconteceu no Hotel Pirâmide e conversou conosco antes da palestra.

IMG00670

Já na sua palestra a sensibilidade foi vista em sua primeira fala, onde ele comentou que a arquitetura de Natal esta nas mãos das mulheres e que isto é muito bom, visto que elas eram maioria na plateia do Fórum. Ganhou de cara a simpatia feminina.

Ele acredita que a casa tem que estar integrada com a paisagem, fazendo com que os limites entre uma e outra se desfaçam. Para ele a varanda é um elemento forte na arquitetura tropical. Seus projetos primam por serem saudáveis, iluminados e aerados. “A casa tem que ser vivida”, segundo o arquiteto.

cv_316_indio_da_costa_13

Índio conta que a carreira lhe trouxe grandes alegrias e prazeres, mas que tem aspirações ainda por fazer. Reconhece que a profissão cresceu, tornou-se visível, saiu da marginalidade.
“Ela hoje é reconhecida, estabelecida, antes as pessoas achavam que era um superfulo, que arquiteto era aquele que colocava uns objetos aqui outros acolá”, nos conta Índio.
A intuição o levou para a arquitetura, numa época onde as profissões valorizadas eram ser médico, advogado, engenheiro. Mas Índio gostava de arte, desenho e pintura e a arquitetura surgiu como opção há essas aspirações. “Meus pais tinham a cabeça muito aberta, e acreditavam que quando a gente faz o que se gosta, se faz bem feito”, segundo o arquiteto.

A mesma influência liberal, aberta dos pais, esta presente na família de Índio onde três dos quatro filhos trabalham com arte, design, arquitetura e um é político. Sua espoca, Ana Maria é Design de Interiores. Um dos filhos, Guto Índio da Costa, é designer, e foi curador esse ano do Rio +Design em Milão, e também jurado do prêmio Red Dot, na Alemanha. O Red Dot é um selo de qualidade reconhecido mundialmente, e premia forma estética, inovações bem implementadas e tendências. Concedido pelo design Zentrum Nordrhein Westfalen, o red dot contempla categorias em design de produto, comunicação e conceito. Anualmente, a premiação conta com mais de 11.000 inscrições de cerca de 60 países e os vencedores são apresentados no Museu Red Dot design, na cidade de Essen, Alemanha.

Marina da Glória

Marina da Glória


Para Índio bom é o presente, ele compreende que se você faz um bom presente, você teve um bom passado. E gosta quando o projeto o desafia. Como no caso mais atual da Marina da Glória (RJ) que ele esta realizando, onde foram convidados 30 arquitetos do mundo todo, mas seus escritório foi o vencedor. Ele pondera que o maior desafio era integrar o projeto ao Aterro do Flamengo, sem sobrepujar o aterro. “Só um local consegue perceber as sutilezas do povo, da cultura local. Não sou contra trabalhos dos estrangeiros aqui, mas nos temos a sensibilidade de estar aberto ao mundo, estamos desarmados para receber o que vem de fora, esse é o nosso diferencial, já éramos globalizados antes da globalização”. A Marina da Glória vai ser sede das competições de vela nas Olimpíadas e Índio teve que atender a algumas necessidades do Comitê, mas nada que eles não tivessem resolvido com dialogo, parceria e solidariedade com o projeto.

P1040860

Índio também já compartilhou suas experiências em livros, como Cartas a um jovem Arquiteto. Ele nos conta que foi uma catarse, uma regressão, das duvidas e inseguranças. Agora esta terminando mais um livro que contempla os projetos mais atuais, o terceiro da serio Índio da Costa. Aqui ele para e pense, e pondera que precisa achar um nome novo para seus livros, e ri em seguida.

O arquiteto confessa que não sabe como classificar seu trabalho. Segundo Roberto Segre, crítico e historiador de arquitetura que faleceu esse ano atropelado em Niterói, seu trabalho é brutalista, eco friendly entre outras características.
Para o arquiteto seu trabalho tem ficado mais abrangente, sensível, preocupado com o meio ambiente. “O arquiteto tem que estar ligado ao mundo, ir ao cinema, viajar, assistir uma peça de teatro”. Nas horas de lazer ele gosta de ouvir música, viajar, tem preocupação com saúde mental mais do que com a física. “Se a cabeça esta boa, meu corpo ganha percepção do todo, coisa que a juventude muitas vezes não trás”. Perolas da experiência.

E para finalizar o perfil do arquiteto, Índio nos diz que para ele a superação é seu maior desafio, seja nos projetos nacionais ou nos internacionais. Ele conta que se fez, deu certo, não pode repetir o projeto, cai no arquivo morto, senão a vida fica sem graça, porém ele não foge dos seus limites.

Vida longa Índio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 25/05/2013 por em Arquitetura & Decoração, Design e marcado , , , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,264 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia, um domingo com muito desejo.

Siga-me no Twitter

Bom dia, um domingo com muito desejo.
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: