Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Ode a vida e as pessoas.

A ode era, na antiguidade clássica, um poema lírico, normalmente de alguma extensão, e de assunto elevado e nobre, expressando sentimentos ilustres, em celebração de algum evento especial. Pois bem quero aqui fazer uma celebração de pessoas, da vida, do sentimento de perseverança. De historias contadas, preservadas para serem lembradas e nunca mais se repetirem.

IMG00692

Na semana passada (07.06.2013) tive a oportunidade e o privilégio de conhecer o Museu Do Holocausto, em Curitiba (PR). Aproveitando a semana de moda, agendei uma horinha e fui ao prédio junto ao complexo da nova sinagoga Beit Yaacov e ao lado do Centro Israelita do Paraná, inaugurado em Novembro de 2011. Mas na verdade o projeto do começou há dez anos.
O Museu baseia suas atividades em quatro pilares: memória, documentação, investigação e educação. Segundo Carlos Reiss, coordenador-geral, que me recebeu de forma muito simpática e jeito mineiro de falar (ele mesmo teve seus avós , sobreviventes de campos de concentração), o museu fala sobre vida, sua importância, dos que sobreviveram ao holocausto e quer evitar que a historia se repita. Eles recebem crianças a partir de doze anos, capacitam professores para ensinar o holocausto em sala de aula (de forma multidisciplinar, arte, filosofia, luta contra intolerância, preconceito, racismo, ódio, discriminação) e dão curso de antissemitismo. Trabalham de forma pedagógica e personificada essa memória, rica memória.

IMG00690

Idealizado pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, com apoio da comunidade judaica na capital paranaense (90 sobreviventes chegaram ao Paraná e hoje catorze, ainda estão vivos dando seu testemunho, só em Curitiba hoje vivem entre 550 e 600 famílias judaicas) o Museu do Holocausto de Curitiba é o único do gênero no Brasil.
Para a Base 7, a empresa escolhida para organizar o espaço, “o Museu destaca o período pré-guerra, conhecido como vida plena judaica; durante a guerra, mostrando os guetos e campos de concentração, resistência, e o pós-guerra, tanto na Europa, com os campos de refugiados, quanto as rotas de imigração, e a chegada ao Paraná. Além do acervo histórico, o Museu oferece terminais com computadores para a consulta digital de documentos e arquivos de áudio e vídeo sobre a história de alguns itens do acervo. O museu também está formando um acervo de fotos e objetos pessoais (roupas, passaportes, sapatos, bonecas) daquele período, por meio dos quais são narradas pequenas histórias de sobrevivência, salvamento, resistência física ou espiritual. São “tesouros” que estão guardados pelo mundo e podem ser doados ao museu.

image

Carlos também nos fala da primeira exposição itinerante que o Museu esta realizando. “Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”. A mostra foi exibida no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, entre os dias 06 e 28 de abril de 2013. Agora segue para o Rio de Janeiro.

dupla
Como num ritual de passagem entre a morte a vida, adentro o corredor de acesso à parte interna do museu e vejo malas empilhadas, sigo em frente e um trecho da Torá judaica esta lá, lembrando a presença de Deus e sua palavra, perpetuada na Torá e na tradição oral. Sinto uma ligação direta com a presença e a palavra, como se quisesse tocar o texto, para logo na sequencia ver os livros “proibidos” pelo regime, amontoados, prontos para serem destruídos. Sempre a palavra, que muda vidas. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32)

IMG00705

Mais uns passos e ouço um barulho de vidros quebrando, era a “noite dos cristais” acontecendo em 2013, a noite é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de nove de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazista ou Terceiro Reich. Tratou-se de Pogroms, de destruição de sinagogas, de lojas, de habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias. Vejo imagens estarrecedoras em seguida, e a lágrimas rolam em meu rosto, choro pelas famílias destruídas.

IMG00699
No caminho uma boneca e um violino, chamam a atenção, minha e dos alunos de uma escola particular que faz uma visita guiada. A boneca é uma replica que pertenceu há uma criança que sobreviveu aos campos de concentração, e nela tinha seu vinculo familiar guardado. A resistência esta no coração, na alma.

dupla 2
Vejo o mural dos Justos e me deparo com a imagem de Aracy de Carvalho, a brasileira que prestou serviços ao Itamaraty, ao trabalhar no Consulado Brasileiro em Hamburgo, e é conhecida por ter ajudado muitos judeus, que fugiam do Holocausto, a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. Ela tem o nome escrito no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto (Yad Vashem), em Israel e também é homenageada no Museu do Holocausto de Washington (EUA).

IMG00704
IMG00702

Quase chegando ao fim do circuito vejo as pedras da vida, em memória dos que partiram, mas que deixaram um legado de luta e resistência, para as gerações futuras. Ali também estão as historias das famílias judias que vieram para o Paraná e lá reconstruíram suas vidas e dessa reconstrução geraram outras vidas.

IMG00696

O museu mostra como o Holocausto deve ser guardado e aprendido pela humanidade, como um exemplo de que precisamos conviver melhor com as diferenças e respeita-las, seja de raça, cor, fé.

IMG00707

Como diz a frase de Anne Frank que esta no jardim do Museu “Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana”. Precisamos viver e ensinar essa bondade, amar ao outro como a nos mesmos, nos levaria a nunca permitir tamanha atrocidade. Pensemos nisso.

IMG00709

Museu do Holocausto de Curitiba
Rua Coronel Agostinho Macedo 248 – Bom Retiro
Telefone 041 3093-7462
E-mail museudoholocausto@accbeityaacov.org
Website http://www.museudoholocausto.org.br/

IMG00693

IMG00695

IMG00697

IMG00698

IMG00703

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/06/2013 por em Uncategorized e marcado , , , , , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,264 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia, um domingo com muito desejo.

Siga-me no Twitter

Bom dia, um domingo com muito desejo.
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: