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RN é o maior consumidor de cosmético do Nordeste

O mercado de cosméticos e beleza vem crescendo e se solidificando consideravelmente no Nordeste. É o que aponta pesquisa realizada pelo *Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) sobre o potencial anual de consumo para beleza no Nordeste. O Instituto pesquisou os valores gastos com cosméticos por habitante e revelou que o Rio Grande do Norte é o estado que apresenta o maior valor por pessoa: R$ 215,38. Sergipe aparece em segunda posição, com um consumo estimado de R$ 204,22, seguido da Bahia (R$ 197,82), Paraíba (R$ 195,71) e Ceará (R$ 193,54). Dentre os produtos citados consumidos pelos entrevistados estão: maquiagem, perfumes, hidratantes, filtro solar, esmaltes e desodorantes.

Potencial consumo beleza 2

Estudo apontou também que até o final deste ano o consumo de produtos de beleza deverá movimentar R$ 7,55 bilhões na região. No Ceará, a expectativa de gasto é de R$ 1,25 bilhão de reais, o que representa 17% do total de cosméticos que serão comercializados no Nordeste. Tal estimativa faz com que o Estado ocupe a terceira posição no ranking do consumo nordestino, ficando atrás da Bahia (R$ 2,03 bilhões) e Pernambuco (R$ 1,37 bilhão).

Nesse contexto da indústria da beleza, a Natura, inova para manter seu portfólio atualizado, de maneira a atender às demandas dos consumidores que estão em constante busca de novidades no mercado que segue em expansão. Este ano, a empresa aposta no lançamento das linhas: SOU, Plant e Aquarela. A proposta da linha SOU, maior lançamento do ano da Natura, é convidar a consumir de um jeito novo, conciliando o prazer individual com a vida do planeta. São 16 produtos distribuídos para corpo e cabelo, desenvolvidos a partir de um processo inteligente, que reduz materiais para gerar menos lixo, menos desperdício e menos impacto ambiental. Suas embalagens têm um design inteligente, que utiliza menos matéria-prima e aproveita até a última gota de cada produto. SOU aposta que consumir com prazer e sem desperdício, pensando em si, no outro e no mundo, é consumir de um jeito novo.

sou

SOU é uma linha pioneira que traz toda a qualidade Natura com menos impacto ambiental. A cadeia produtiva eco eficiente minimiza os danos ao meio ambiente e os custos de produção – a embalagem dos itens usa 70% menos plástico e emite 60% menos CO2 comparado às embalagens tradicionais. Toda cadeia de produção de SOU gera menos lixo, menor gasto de energia, menor necessidade de transporte, consequentemente, menos poluição. As fórmulas de SOU são produzidas com os ingredientes essenciais para oferecer alta performance e prazer sensorial, deixando de lado o que não precisa. Por isso, suas fórmulas não contêm corantes e a fragrância de toda a linha contém um único coração olfativo.
Já para os de cabelos, a novidade ficou por conta da linha Natura Plant, que apresenta soluções ainda mais completas para os fios. Em 2013, a linha renova seu portfólio com novas embalagens e fórmulas. A linha pesquisou mais de 5 mil mulheres de todo o Brasil para chegar a soluções de tratamento que combinam ativos naturais potentes com alta tecnologia, proporcionando resultados transformadores e visíveis desde a primeira aplicação. Soluções que reconhecem e acompanham todas as necessidades de mudança e de expressão da identidade de cada mulher. São 32 produtos divididos em oito linhas que atendem diferentes necessidades do cabelo: Hidratação Reparadora, Brilho e Maciez, Controle da Oleosidade, Limpeza Profunda, Revitalização pós-química, Cachos Marcantes, Liso e Solto e Cor Viva.

Outro segmento que merece destaque especial no mercado de cosméticos é o de maquiagem, pois é um dos que mais cresce e desperta interesse das empresas. A pesquisa Ibope*, através do painel online CONECTAí, revelou que 36% dos nordestinos afirmam usar maquiagem. De acordo com dados do **Euromonitor, o Brasil é o 3º maior mercado mundial de maquiagem com faturamento de US$ 3,5 bi em 2012, atrás apenas dos EUA e do Japão, respectivamente. “O segmento de maquiagem vem crescendo em média 15% ao ano no País e a mulher brasileira está cada vez mais sofisticada. Esse mercado está em plena ebulição”, afirma Renato Abramovich, diretor da unidade de negócios de maquiagem da Natura.

natura aquarela

Na Natura, a maquiagem representa a grande maioria dos lançamentos, foram 218 novos itens somente em 2012. “A inovação é fundamental para oferecer aos consumidores itens efetivamente diferenciados”, explica Liliane Lima, gerente de marketing de maquiagem da Natura. Este ano, a empresa relança a linha Natura Aquarela. Criada em 2004, a linha de maquiagem que mais vende dentro da companhia, a nova Aquarela traz 72 produtos, num portfólio desenvolvido para atender a diversidade da mulher brasileira, especialmente nos produtos para a preparação da pele. Só para se ter uma ideia, são oito tons de base líquida. Além disso, as embalagens ganharam design orgânico, sofisticado e ainda mais sustentável.

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Publicado em 29/08/2013 por em Beleza, Design, Moda.

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