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Balanço Geral Go Tex Show

Lançamento mundial de Seda que muda a estampa com o movimento do tecido, da Fareastetex

Lançamento mundial de Seda que muda a estampa com o movimento do tecido, da Fareastetex

A “GO TEX SHOW– Feira Internacional de Produtos Têxteis”, realizada de 23 a 25 de novembro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), recebeu durante os três dias de realização cerca cinco mil visitantes, que puderam conhecer os lançamentos para o setor têxtil nas áreas de fibras, fios, aviamentos, tecidos e produtos acabados (moda e homewear), entre outros, de fabricantes da China, Itália e Taiwan.

Com o sucesso do primeiro evento, o Grupo China Trade Center, um dos promotores da feira, já anunciou data e local da segunda edição: será realizada de 27 a 29 de outubro de 2014, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, também na capital paulista.

Durante a primeira edição da “GO TEX SHOW” os visitantes conferiram os lançamentos de 340 expositores, que trouxeram para a capital paulista produtos com qualidade diferenciada, custo racional e novas tecnologias, que representam uma oportunidade para as empresas nacionais se tornarem globalmente competitivas sem a necessidade de viajarem para o exterior.

Tecidos com aplicação de pedrarias

Tecidos com aplicação de pedrarias

Foram apresentadas no evento diversas inovações tecnológicas, como tecidos que mudam de cor ao entrarem em contato com a luz ou com a água e sedas com fios metálicos que dão ao produto efeito de movimento, fabricadas pelas chinesas Jing Sheng Yuan e Fareastetex, respectivamente.

O gerente geral da Jin Sheng Yuan, Eric Yuan, contou que a feira permitiu à empresa apresentar seus produtos ao mercado brasileiro pela primeira vez. “É uma viagem longa que valeu a pena, buscamos inovar e apresentar ao mercado produtos e novas tecnologias todos os anos e a ‘GO TEX BRASIL’ nos proporcionou realizar isto junto aos empresários brasileiros”.

A holding Fareastetex trouxe para a feira, em primeira mão, uma seda com fios metálicos que, ao ser movimentada, gera um belo efeito de movimento. O gerente de marketing da holding, Greel Chen, afirmou que o produto é um lançamento mundial. “É um produto novo e inédito no varejo e ainda não o vendemos para nenhuma empresa, mas nossa expectativa é fornecê-lo para os Estados Unidos e Europa até o fim do ano”, conta.

Aviamentos para confeção

Aviamentos para confeção

Diversos produtos exibidos na “GO TEX SHOW” já podem ser encontrados nas prateleiras brasileiras. A empresa italiana Thermore, no mercado há mais de 40 anos, produz manta de isolamento térmico para casacos e jaquetas. Sua linha de produtos pode ser encontrada em peças de marcas como Nike, Hugo Boss, Ermenegildo Zegna, Timberland e Chicco. Segundo o diretor da companhia,Patrizio Siniscalchi, mais de 50 milhões de casacos vendidos em todo o mundo usam as fibras tecnológicas da marca. A empresa, que já possui representação no Brasil, realiza testes para a produção de casacos e jaquetas de marcas brasileiras com a sua fibra térmica. Kersia Vieira, responsável pelas vendas no Brasil, afirmou que a “GO TEX SHOW” foi a melhor feira de negócios da qual participou no país, especialmente pela qualificação de seus visitantes.

A Federação de Têxteis de Taiwan apresentou tecidos de diversos fabricantes que investem em tecidos tecnológicos e ecológicos. Segundo Melissa Wang, vice-diretora de marketing da federação, 50% das marcas europeias e americanas de roupas esportivas e outdoors já usam tecidos produzidos por empresas taiwanesas. “A Singtex comercializa tecidos feitos com borra de café que podem ser encontrados em produtos de marcas como Asics, Babolat, New Balance e Timberland”, afirma a executiva. Outra empresa têxtil de Taiwan, aEverest, é especializada em fibras feitas de PET, que já são usadas, por exemplo, nos uniformes da Seleção Brasileira de Futebol.

O evento foi promovido pelo Grupo China Trade Center com o apoio daCCCT – Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Têxteis e Vestuário e do CCPIT TEX – Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional através do Sub-Conselho da Indústria Têxtil. A mostra foi organizada pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos, empresa promotora das maiores e mais importantes feiras de máquinas e insumos para o setor têxtil no Brasil.

Pan Faming - Diretor do Grupo ChinaTrade Center, um dos promotores da GO TEX SHOW 2013

Pan Faming – Diretor do Grupo ChinaTrade Center, um dos promotores da GO TEX SHOW 2013

Palestras
A programação paralela da “GO TEX SHOW” destacou duas palestras sobre o mercado têxtil na China – “O Mercado Têxtil Chinês” e “Como Negociar com a China” – e o “Seminário Ecotece”, realizado pelo Instituto Ecotece, cuja programação abordou temas visando orientar os empresários brasileiros sobre a importância da sustentabilidade para a cadeia produtiva têxtil visando uma atuação no mercado global.

No “Seminário Ecotece” foram realizadas cinco palestras: “O Princípio do Vestir Consciente”, que apresentou uma reflexão sobre o poder da moda e a força de sua influência e transformação; “Materiais Ecológicos – Tecidos Orgânicos/Reciclados e Beneficiamento”, sobre as principais matérias-primas, tecnologias e serviços sustentáveis ligados à moda e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais; “Evolução das Fibras Celulósicas – uma visão ecossustentável”, que apresentou o impacto ambiental de três tipos de fibras celulósicas – viscose, modal e liocel -, comparando-as com fibras convencionais de algodão, polipropileno e poliéster; “Design e Criação Sustentável”, sobre a necessidade dos profissionais da área compreenderem os elementos que agregam valor ao produto para criarem design durável e sustentável; e “Empresas, novos caminhos – Responsabilidade Socioambiental”, destacou a importância das empresas terem uma visão sustentável e como essas ações agregam valor à marca.

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Publicado em 28/10/2013 por em Arquitetura & Decoração, Design, Moda.

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