Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

China, caminho de sucesso

A frase já é batida, mas a verdade é que a China de fato passou de ameaça à oportunidade. Aliás, muitas das oportunidades já se concretizaram para diversas marcas de calçados brasileiras que atuam no mercado através do Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Amazonas Sandals e Bibi são alguns dos exemplos de sucesso. Ambas vendem seus produtos em lojas ou espaços próprios em importantes pontos de venda do País. Mas chegar lá leva tempo, exige dedicação, planejamento e investimento. “A China é um mercado peculiar. As diferenças vão desde o formato de negócios até características de consumo. Para obter resultados, a marca precisa entender o mercado como um objetivo de longo prazo”, comentou Cristiano Körbes, gestor de projetos da Abicalçados.

Körbes coordena o trabalho de inserção de marcas brasileiras no mercado asiático, processo que iniciou em 2008, a partir de uma Missão Prospectiva promovida pelo Brazilian Footwear. “O estudo de mercado e a prospecção foram fundamentais para darmos início a esse trabalho. É um mercado que exige estudo e planejamento constante”, contou o gestor. Depois da Missão Prospectiva, o Programa levou representantes de marcas brasileiras ao mercado para entender hábitos de consumo e possíveis adequações de produtos.

piccadilly-3

Atualmente, o grupo formado pelas marcas Stéphanie Classic, Democrata, Molekinha, Cristófoli, Piccadilly, Amazonas Sandals, Radamés/Kontatto, Pampili, Sapatoterapia, Bibi e Carrano participa da theMicam Shanghai, que acontece de 24 a 26 deste mês, no Shanghai Exibition Center. Esta será a terceira edição da feira na China, primeira colocada no ranking de principais países consumidores do mundo, a frente de Índia e Estados Unidos.

Para Letícia Sperb Masselli, coordenadora da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, o tamanho do mercado é o maior atrativo para as marcas internacionais. “Mesmo que a China ainda importe pouco (98 milhões de pares em 2012), a população e o consumo são muito grandes, o que desperta a atenção dos grandes players internacionais”, declarou.

Como resultado dos contatos realizados na última edição da feira, as 11 empresas participantes realizaram negócios na ordem de US$ 2 milhões. Além dos compradores chineses, as empresas receberam contatos de países como Rússia, Taiwan, Japão, Líbia, Tailândia, França, Malásia, Ucrânia e Filipinas. “Nossa expectativa é de que as marcas brasileiras de fato encontrem o parceiro certo para trabalhar cada segmento no mercado. De nossa parte, estamos trabalhando para buscar alternativas de plataformas comerciais, visando um trabalho contínuo e diversificado em termos de canais”, finalizou Körbes.

Programação
Um dia antes da feira, o Brazilian Footwear promove um seminário para debater assuntos como estratégias de marketing, comportamento do consumidor, e novas parcerias e canais no mercado. Já no primeiro dia da theMicam Shanghai está marcado um happy hour com a imprensa local para conhecer de perto as coleções brasileiras e ainda promover o sorteio da Brazuca. Dando continuidade à ação inspirada no futebol, o Brazilian Footwear vai sortear a bola oficial do torneio mundial entre compradores que visitarem os estandes das marcas apoiadas pelo programa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 21/03/2014 por em Beleza, Design.

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,264 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia, um domingo com muito desejo.

Siga-me no Twitter

Bom dia, um domingo com muito desejo.
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: