Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Festival Internacional de Cinema Infantil

cinema

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega à sua 12ª edição e, dentro do árduo e exíguo mercado cinematográfico infantil, se destaca como a principal mostra do gênero no país. Do começo modesto, o festival já soma hoje 700 filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Somente em 2014, a programação reunirá mais de 100 filmes de 24 países, concentrando mais que o dobro de lançamentos do gênero no país em um só evento. Com patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, RioFilme, Oi,Petrobras, BNDES e Outback, os filmes serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark, em seis cidades brasileiras, entre curtas, média e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates. Com meia-entrada para toda a família, o festival começou no Rio de Janeiro e Niterói, seguiu para Salvador e Aracaju e chega em Natal no período de 31 de outubro a 09 de novembro, finalizando em São Paulo, de 6 a 16 de novembro.

“Um festival tão diverso como o FICI oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir produções de diferentes estilos e linguagens. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse na pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção. Nos primeiros anos, o festival não contava com estreias nacionais para o público infantil, por exemplo. Há pelo menos seis anos, temos ao menos uma estreia nacional a cada edição”, avalia Carla Camurati, diretora do evento ao lado de Carla Esmeralda.

O Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que busca estimular a produção de filmes brasileiros, chega à sua sétima edição com 165 filmes inscritos e exibirá curtas-metragens dirigidos ao público infantil em mostras competitivas, elegendo os melhores curtas de ficção, animação e da Mostra Teen. As etapas semifinal e final da premiação possuem um júri formado exclusivamente por crianças. O resultado foi anunciado na abertura do fórum, no dia 8 de setembro.

“Neste ano atingimos o recorde de 165 filmes inscritos para o Prêmio Brasil. Este é o resultado do importante trabalho promovido pelo festival em busca a expansão do mercado nacional, apresentado ao seu público imagens plurais e promovendo o cinema brasileiro da nova geração”, comemora Carla Esmeralda.

Uma Viagem Extraordinária (Jean-Pierre Jeunet, França/Canadá, 2013), produção inédita no Brasil, será exibida na Pré-estreia Internacional, enquanto a animação brasileira Até que a Sbornia nos separe (Brasil, 2013), dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., compõe a Pré-estreia Brasil deste ano.

No Programa Internacional, que reúne filmes inéditos especialmente dublados para o FICI, será exibida a ficção Pinóquio (Anna Justice, Alemanha, 2013), além das animações O Homem da Lua (Stephan Schesch, França/Irlanda/Alemanha, 2012) e Kirikou, os Homens e as Mulheres (França, 2012), de Michel Ocelot. O francês será homenageado na mostra Mestre da Animação, que além de seu mais recente trabalho, também vai apresentar Kirikou, os Animais Selvagens (2005) e As Aventuras de Azur e Asmar (2006).

Um dos programas mais concorridos do FICI, a sessão Dublagem Ao Vivo contará este ano com oito filmes como os holandeses A História do Alce Natalino (Lourens Blok, 2013)e Aprender é Divertido (Barbara Bredero, 2012), os franceses Tom, o Farsante (Manuel Pradal, 2012) e Loulou e o Incrível Segredo (Éric Omond e Grégoire Solotareff, 2013), o finlandês Ella e seus Amigos (Taneli Mustonen, 2012), o dinamarquês Otto e o Rinoceronte (Kenneth Kainz, 2013), o alemão Wickie e o Tesouro dos Deuses (Christian Ditter, 2011) e o americano O Galo Corococó (Pierre Greco, 2014). Enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo à plateia acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores. Outro grande sucesso do FICI é O Pequeno Cientista. Após a sessão, as crianças fazem diversas experiências científicas sobre o tema abordado no filme, orientadas por um cientista. Este ano o filme escolhido é A Marcha dos Pinguins (Luc Jacquet, França, 2004), que fala sobre a saga dos pinguins imperadores que viajam milhares de quilômetros todo inverno pelos desertos de gelo sob as águas da Antártica, em uma heróica batalha pela reprodução e manutenção de sua espécie.

No FICI professores e alunos saem da rotina e se divertem juntos, descobrindo o que há de melhor em filmes infanto-juvenis. É A Tela na Sala de Aula, um projeto social destinado a alunos da rede pública de ensino e projetos sociais, que acompanha as atividades do Festival e já beneficiou mais de um milhão de crianças desde sua primeira edição em 2003. São exibidos filmes de diversas nacionalidades, aproximando, assim, as crianças de várias produções e vertentes cinematográficas. O intuito desta programação é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da educação infantil ao ensino médio).

Tão importante quanto a criação de um público apreciador de cinema é a formação desse público por meio da vivência da atividade cinematográfica. Pensando nisso, o FICI realiza oficinas de cinema nos saguões dos cinemas das cidades itinerantes, agregando conhecimentos artísticos e técnicas de animação, despertando assim o interesse pelo cinema nas crianças.

cinema2

Programação completa:

http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/site/wp-content/uploads//Varios/Natal_Programacao.pdf

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 30/10/2014 por em Uncategorized e marcado , , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,482 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia. Que o Sol.da Justiça, que a Estrela resplandescente da manhã brilhe no seu dia hoje e te faça resplandecer. #serradocuo #campogrande #rn #gratidaosempre  #felicidade  #fotografia #uau 👑👑🌞🌞🌞⭐⭐⭐

Siga-me no Twitter

Bom dia. Que o Sol.da Justiça, que a Estrela resplandescente da manhã brilhe no seu dia hoje e te faça resplandecer. #serradocuo #campogrande #rn #gratidaosempre  #felicidade  #fotografia #uau 👑👑🌞🌞🌞⭐⭐⭐
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: