Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Na luta pela Vida, quanto mais cedo, melhor!

Fevereiro, mês de festa e também de ficar alerta no combate ao câncer. Dia 04 de Fevereiro é o Dia Mundial Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos e o dia 15 de Fevereiro é referendado o Dia Internacional de luta contra o câncer na Infância. O evento foi criado pela Childhood Cancer International, que representa 177 organizações de pais em 90 países e tem como objetivo preparar melhor a sociedade para reconhecer os sinais do câncer precocemente, aumentando as chances de cura para milhares de crianças em todo o mundo.

Em Natal, a Casa Durval Paiva apoia as iniciativas e promove desde 2002 a Campanha do Diagnóstico Precoce, divulgando o câncer infantojuvenil. Durante todo o ano, a Caravana percorre o Rio Grande do Norte, realizando visitas às escolas com apresentação de peças teatrais de mamulengos; distribuindo panfletos e cartazes informativos nos comércios, veiculando os principais sinais e sintomas da doença nos meios de comunicação e também capacitando os profissionais de saúde.

Na luta contra o câncer o tempo para o diagnóstico precoce pode ser o melhor aliado como relata Rosa Maria Silva, Mãe de Luana de 16 anos, assistida pela instituição desde 2013. “Quando eu descobri que a minha filha tinha câncer foi um grande choque para toda a nossa família. No início, o pescoço dela apresentou um nódulo que nem ela havia percebido. Eu notei algo diferente quando fui passar protetor solar em seu pescoço. Já havia lido a respeito da importância do diagnostico precoce nos encartes da Casa e sacolas do Supermercado Nordestão. Isso me serviu de alerta e logo procurei um pediatra, dando início a uma série de exames até chegar a cirurgia e ser diagnosticado um Linfoma de Hodkin”, lembra Rosa.

LUANA E ROSA

LUANA E ROSA

Poucos meses depois a mãe de Luana foi diagnosticada com um câncer na mama e ambas passaram a correr contra o tempo na luta pela vida. Hoje elas se encontram na fase de manutenção do tratamento e ratificam que o Diagnóstico Precoce foi o responsável pelo êxito na busca da cura.

“Passamos por todo o tratamento necessário e hoje levamos uma vida normal. Só quero agradecer a Deus, a Casa e aos parceiros que sempre nos tratam com amor e estão nessa missão de alertar toda a população de que quanto mais cedo descobrir o câncer melhor!”, destaca a mãe.

Rilder Campos, presidente da Casa e da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC ressalta que a instituição está receptiva a pessoas físicas e jurídicas que queiram abraçar a causa e ajudar a salvar centenas de crianças e adolescentes potiguares. “Queremos aumentar nossa rede de parceiros visando a conscientização quanto aos principais sinais e sintomas da doença que, quando identificados precocemente, podem ajudar a salvar muitas vidas. Já divulgamos a campanha em parceria com a COSERN nas contas de luz, nos botijões de água da Santa Maria e nas sacolas de compras do Nordestão, RedeMais e Miranda Computação, também temos o apoio dos principais veículos de comunicação do Estado. Graças a essas empresas que fazem responsabilidade social a informação e as possibilidades de cura sem sequelas têm chegado a centenas de lares. Temos inclusive recebido pacientes de outros estados como: Paraíba, Alagoas, Ceará e do Piauí. Todo e qualquer apoio é bem-vindo.”, comenta.

O IDVH – Instituto de Desenvolvimento e Valorização Humana que promove o Projeto “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista” alia-se à Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, instituição à qual o IDVH é filiado, em uma ação de mobilização nacional, encaminhando ofício para secretários estaduais e municipais de saúde de todo país, com o objetivo de sensibilizar e aumentar o engajamento por parte do poder público para as principais questões que envolvem a criação de políticas com foco no acesso igualitário ao tratamento de câncer de mama avançado.

O documento, além de relatar as condições de tratamento e as dificuldades que as pacientes com câncer de mama avançado enfrentam, requer mais atenção à causa, pedindo que o poder público se mobilize para que as pacientes possam receber os medicamentos e o tratamento adequados e que sejam tratadas com o máximo de dignidade.

Alertas para prevenir e detectar precocemente o câncer

A Dra. Fabiana Baroni Alves Makdissi, médica mastologista do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês, Mestre e Doutora em oncologia pela FMUSP e sócia-fundadora do IDVH (Instituto de Desenvolvimento e Valorização Humana) oferece mais informações que ajudam a entender o câncer e em especial o câncer de mama:
O câncer de mama é que mais mata a nós mulheres, e nossa arma mais eficaz é saber reconhecê-lo e agir sem medo.

Nesta data tão importante, temos como objetivo destacar os tipos de câncer mais frequentes nas mulheres e dar algumas dicas de formas de prevenção e de identificação precoce.

Câncer de mama

Se você é mulher e tem mais de 40 anos, cheque se já fez mamografia este ano, olhe a data do exame, pois o ano corre depressa, e pode ser que esteja enganada quanto à data de sua última realização.
Procure seu médico para um exame físico detalhado.
Conheça seu próprio corpo, se olhe no espelho e toque suas mamas para reconhecer possíveis mudanças.
Está acima do peso? Converse com seu médico e veja uma forma de adequar seu peso à sua estatura, pois a obesidade pode aumentar seu risco de ter câncer de mama e outros problemas de saúde.
Saia da cadeira! Pratique alguma atividade física, pelo menos 3 vezes na semana.
Se toma hormônios (reposição hormonal, principalmente) converse com seu médico e pergunte se ainda precisa fazer uso deles. A reposição hormonal pode aumentar o risco de câncer de mama. O ideal é que este tratamento não dure mais do que 5 anos.
Não tome bebidas alcoólicas, ou tome apenas em eventos especiais. Não faça da bebida uma rotina!

Câncer de intestino

Se você tem mais de 50 anos, deve realizar um exame de colonoscopia a cada 10 anos. Mas se existem casos de câncer de intestino na sua família, talvez você precise realizar o exame mais precocemente.
Realize o teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes uma vez ao ano.
Não coma carnes vermelhas, embutidos ou gorduras em excesso e tente, na medida do possível, diversificar sua alimentação com frutas, verduras e legumes.
Pratique atividade física regular.
Caso seu ciclo intestinal se altere de repente, procure o médico para informá-lo e ver quais exames deve realizar.
Câncer de pulmão

Não fume.
Pare de fumar.
Caso tenha sido fumante ou conviva com um fumante, consulte um médico e faça os exames necessários.
Procure ajuda para deixar o vício.
Câncer de colo de útero

Realize exame de Papanicolau com a frequência sugerida pelo seu ginecologista para tratar as lesões que geralmente antecedem o câncer de colo de útero.
Use preservativos nas relações sexuais.
Evite grande número de parceiros.
Converse com seu ginecologista sobre a vacina contra o câncer de colo de útero; talvez você tenha mais indicação de usá-la, e lembre-se de levar suas filhas com você. No caso delas, a vacina será ainda mais importante (mesmo que sejam crianças!).
Câncer de pele

Use filtro solar sempre! Atualmente, as mulheres têm o benefício de a maioria das maquiagens já possuírem algum fator de proteção. Abuse do filtro solar, com fator de proteção de no mínimo 15.
Proteja-se do sol nos horários de pico solar.
Procure um dermatologista para uma avaliação rigorosa das pintas que você possui no corpo. Se alguma delas está mais escura ou está aumentando, dê mais urgência a esta avaliação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Estatísticas do Site

  • 121,333 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia.....nenhum outro lugar é tão bom .....

Siga-me no Twitter

Bom dia.....nenhum outro lugar é tão bom .....
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: