Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Tempo Junino

Na última sexta-feira (19) foi dia de trabalho com diversão para um grupo de 30 jornalistas que foram conhecer as atrações do “Mossoró Cidade Junina” e o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, atendendo ao convite da Prefeitura daquela cidade e sendo recebidos pelo casal anfitrião, o prefeito de Mossoró, Francisco Junior e sua esposa Amélia Ciarlini. O Mossoró Cidade Junina é considerado um dos maiores eventos do país e os festejos seguem até o dia 6 de julho. E o Universo Moda estava lá conferindo tudo de perto.

_MG_0971

Primeiro os jornalistas foram recepcionados pelo prefeito na churrascaria Tchê que também recebeu o governador Robinson Faria e a primeira dama Julianne Faria, que vieram prestigiar o Mossoró Cidade Junina e assistiram ao show de Gustavo Lima realizado no palco da Cidadela. “Ficamos felizes em recebê-los na nossa cidade, e apresentarmos um pouco das nossas tradições. Sejam bem vindos e aproveite o Mossoró Cidade Junina, um evento que se diferencia das tradicionais festas de São João pela sua diversidade cultural”, palavras finais do prefeito Francisco José Júnior.

chuva de bala
Em seguida o grupo press assistiu ao espetáculo Chuva de Bala encenado no Adro da Capela de São Vicente, com texto do escritor mossoroense Tarcísio Gurgel. Trata-se de uma epopeia que narra a saga de Lampião escorraçado pelo povo mossoroense em 1927, um texto há mais de 10 anos em cartaz durante os festejos juninos da capital do Oeste potiguar. O espetáculo esse ano tem a direção de Diana Fontes, que deu contornos mais estéticos e de impacto, com a inclusão de efeitos especiais de projeção e da dança, arte da qual Diana domina muito bem. Arrebatador foi o sentimento com a cena da coreografia marcada e forte representada pelo bando de Lampião logo no começo do espetáculo. A homenagem às edições anteriores do evento em forma de projeção foi considerada por todos um ato de humildade e reconhecimento de Diana a João Marcelino, diretor até 2014. Personagens circenses e nova trilha sonora completam as novidades. Para as três semanas de trabalho de Diana o resultado atingiu seu objetivo de encantar.

Após a apresentação do espetáculo na sexta-feira Diana falou da emoção e de como idealizou a história contada tantas outras vezes por outros diretores. “Estou muito feliz com o resultado alcançado. Fizemos arte para o povo em um trabalho desenvolvido todo em equipe, onde não medimos esforços para apresentar o melhor resultado possível”, disse a diretora do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró.
MG_2909

O espetáculo será apresentado até o próximo dia 28 de junho e conta com 70 pessoas em cena, entre atores e produção. A história é contada por Toinho e Toinha, dois seres encantados que pintam e bordam em cena, onde também são vistos protagonistas históricos desta saga como o prefeito de Mossoró à época, Raimundo Fernandes, o padre Mota e é claro, Lampião e os mais famosos integrantes do seu bando como os cangaceiros Sabino, Macilon e Jararaca. A diretora Diana Fonte conta com o apoio de um núcleo diretivo, formado por Joriana Pontes, Marcos Leonardo, Nonato Santos e Hykaroo Mendonça. A trilha sonora é assinada por Danilo Guanais, Fábio Monteiro e Gideão Lima, arranjos de Eduardo Taufic e preparação corporal de Manuelle Flor.

O Lampião
Para interpretar o mito Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi escolhido o ator Igor Fortunato, de 23 anos. Mossoroense de nascimento e que em 2014 protagonizou Lampião no longa metragem “O Mundo de Ana”, “Tem sido muito prazeroso se revestir e contar essa história, que por si só é uma responsabilidade muito grande, Eu estou muito satisfeito, a repercussão esta sendo ótima, eu estou fascinado pelo personagem e pelo espetáculo”, disse Igor Fortunato. Para ele Lampião era um homem muito tomado pelas dores, os traumas. A morte da mãe. A condição de vida, a realidade que ele via. “Tudo isso encouraça, apesar de ser um homem de uma sensibilidade e inteligência”, segundo o ator. O ser rude foi sua forma de defesa.

mossoro9
Para compor o chefe do cangaço Igor leva meia hora entre maquiagem e figurino que segundo o ator é leve, porém apertado. Vestir Lampião é para os fortes.

“A dificuldade de fazer Lampião foi não caminhar pelo caminho mais fácil. Porque há muito estereótipo dentro de uma personagem como esse”. Uma cena que retrata essa dificuldade mostra Lampião orando antes de invadir Mossoró e nela se vê seus medos e angustias. Para o interprete. “Isso nunca havia sido mostrado. E ele era um homem cauteloso, pensava muito antes de agir”.

Figurino
O figurino é alegre e descontraído, ao mesmo tempo em que se une a roupas de época. Trabalho primoroso da equipe do cinegrafista e figurinista Marcos Leonardo, que resgatou elementos regionais como as flores no chapéu do bando de Lampião e a riqueza dos adereços com rendas, fitas e couro.

mossoro32foto:Elias Medeiros

mossoro33foto:Elias Medeiros

Jardineira
E para quem quer fazer um passeio diferente pelo corredor cultural do centro de Mossoró, foi criado à chamada Jardineira Elétrica. Depois do Chuva de Balas seguimos em um veículo todo estilizado com decoração junina, com direito bandeirinhas, balão e até um DJ junino, que fazia uma mistura eletrônica de forró, brega e é claro, muita alegria para ninguém ficar parado durante o passeio.
jardineira2

Na Estação das Artes em dois grandes palcos atrações locais e nacionais fizeram a festa melhor ainda, sendo acompanhada por milhares de pessoas nos bares ao ar livre e camarotes. Encerrando a maratona junina o astro nacional Gusttavo Lima foi a grande atração da noite, que ainda teve as apresentações de Chambinho do Acordeon, sanfoneiro e cantor que interpretou Luiz Gonzaga no cinema, e Brilhantes do Forró.

show

E viva o Mossoró Cidade Junina!

Fotos: Elias Medeiros e Canindé Soares

MG_1027

MG_1380

mossoro 13

mossoro10

mossoro31

mossoro

chuva2

_MG_1365

chuva3

chuva4

chuva5

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 22/06/2015 por em Beleza, Cultura, Dança, gastronomia, Música, Moda e marcado , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Estatísticas do Site

  • 121,333 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia.....nenhum outro lugar é tão bom .....

Siga-me no Twitter

Bom dia.....nenhum outro lugar é tão bom .....
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: