Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Criatividade e bons exemplos são fundamentais na hora de preparar o cardápio infantil

A alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida de todas as faixas etárias. No entanto, é na infância que as pessoas criam os seus hábitos alimentares e decidem se gostam ou não de legumes, verduras e carnes, por exemplo. Mas, nem sempre é fácil encorajar as crianças a consumir os alimentos de um jeito equilibrado e saudável.

A introdução de novidades nas refeições faz com que as crianças cresçam com saúde e energia. Um bom começo é criar uma rotina. “É necessário que os pais estabeleçam os números de refeições e os horários em que elas serão feitas. É importante sentar-se à mesa sem distrações com videogames, televisões, computadores ou até mesmo aparelhos de celular. As distrações atrapalham o processo de alimentação e, assim, a criança não valoriza o momento de consumo do alimento”, aconselha o Chef da Lean Sabor & Saúde, Gustavo Iglesias.

De acordo com Iglesias, também é indicado perguntar à criança se a comida está boa e fazer com que este momento seja divertido. Além disso, usar a criatividade na hora da refeição sempre surte efeito. “Montar pratos coloridos com leguminosos, cereais, proteínas e vegetais permite que a criança receba todas as proteínas, vitaminas e minerais necessários para o seu crescimento. Isto também é muito importante para estimular a descoberta de novos sabores”, complementa. “Vale ressaltar que os alimentos industrializados, gordurosos ou cheios de açúcares devem ser evitados. Isso não significa a proibição, mas um consumo regrado. Caso seja possível, por exemplo, ofereça cenourinhas, tomates e frutas que possam saciar a fome na hora do lanche”, indica o Chef.

E se ainda assim a criança não ficar com vontade de comer os alimentos saudáveis? Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que o aumento de aceitação do novo alimento ocorre somente após doze a quinze ingestões. Mesmo que haja resistência aos novos sabores, a exposição repetida vai contribuir na redução do medo de experimentar novidades. “Se o seu filho não gosta de cenoura, você pode apresentar sopas, cenouras cozidas ou até mesmo o bolo de cenoura para incentivar a descoberta do alimento”, sugere Iglesias.

Além disso, promover a participação da criança nas compras no mercado, na feira ou no preparo da comida também facilita o contato com novos ingredientes. Separar frutas para que eles lavem ou ensinar o método de higienização das verduras cria uma ligação entre a criança e a alimentação saudável. Bons exemplos por parte da família ajudam a criança no processo de reconhecimento, contato e alimentação, pois elas se espelham no comportamento dos adultos ao seu redor. “Procure valorizar as refeições desde os primeiros momentos da vida do seu filho, sobrinho ou neto. E invista na sua refeição da mesma forma que você prepara a comida deles. A alimentação é um gesto de cuidado, carinho e afeto”, finaliza o Chef.

Para celebrar o Dia das Crianças, que tal preparar receitas super práticas que ajudam a incluir legumes na dieta dos pequenos. Os pratos são coloridos e agradam crianças e adultos.

Nuggets de vegetais

A ideia aqui é usar a paixão infantil pelos famosos (e controversos, de acordo com os preceitos da nutrição) nuggets e associá-la a uma alimentação saudável. A verdade é que já existem nuggets feitos de vegetais à venda nos supermercados. No entanto, esses produtos podem conter muitos conservantes e outros componentes que acabam transformando a refeição em algo não tão nutritivo assim. A receita é simples e fica uma delícia.

vegetais
Ingredientes
1 cebola picada
1 xícara (chá) de brócolis picado;
1 xícara (chá) de couve-flor picada;
1 xícara (chá) de cenoura picada;
1 colher (chá) de azeite;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
1 xícara (chá) de leite desnatado;
salsa e sal a gosto.
Para empanar

2 claras;
1 xícara (chá) de farinha de rosca;
1/2 xícara (chá) de farinha de milho em flocos;
1 colher (sopa) de azeite para pincelar.

Modo de preparo

Refogue os vegetais com o azeite em uma panela antiaderente;
Deixe cozinhar em fogo baixo, adicionando água conforme for necessário, até amolecer;
Polvilhe a farinha de trigo, adicione o leite e mexa até engrossar;
Tempere com o sal e a salsa;
Coloque em um refratário para esfriar;
Depois de firme, corte no formato desejado e passe pelas claras e pelos dois tipos de farinha;
Coloque em uma assadeira antiaderente e pincele de ambos os lados com o azeite, misturado com um pouco de água;
Asse em fogo médio (180ºC) até dourar, virando depois de 10 minutos.

Nhoque de espinafre
Essa hortaliça, bastante popular no mundo todo devido às aventuras do “Marinheiro Popeye”, é rica em ferro, cálcio e fósforo, além de possuir altas concentrações das vitaminas A e B. Todas essas propriedades nutricionais tornam o espinafre um aliado muito importante para a saúde dos ossos, músculos e dentes, ajudando ainda a conservar a visão e auxiliando na coagulação sanguínea.

Convencer as crianças de todos esses benefícios, todavia, dá um pouco mais de trabalho. Uma boa maneira é incorporá-lo a receitas já conhecidas dos pequenos. O nhoque de espinafre leva, além do próprio espinafre, batatas. A receita é fácil de preparar e pode ser servida com qualquer tipo de molho, o que torna o prato ainda mais saboroso e sua aceitação mais fácil.

espinafre

Ingredientes

1 maço de espinafre (apenas as folhas);
2 batatas grandes;
1 gema;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 pitada de sal.
Modo de preparo

Coloque em uma panela com água as batatas, o espinafre e o sal, levando ao fogo para cozinhar;
Depois de cozidas, bata as folhas do espinafre no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Bata até obter uma pasta;
Amasse as batatas e misture a elas o espinafre;
Adicione as gemas;
Adicione, aos poucos, a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea;
Faça rolinhos com a massa e coloque-os para cozinhar em água fervente;
Escorra e sirva com caldo de carne ou frango.
É importante lembrar o quanto uma alimentação balanceada faz diferença não apenas na manutenção da saúde infantil. Mesmo na vida adulta, consumir alimentos saudáveis é fundamental. Se você tem dificuldades em comer verduras e legumes, invista nessas e em outras receitas práticas para incorporá-los à sua dieta.

E para quem quer surpreender o paladar dos pequenos e levar mais alegria e diversão para esse dia tão especial, sobremesas fazem parte, podem e devem ser gostosas e saudáveis, a diversão fica por conta da paleta de Leite & Trufa – Los Paleteros. As crianças podem brincar com as diferentes formas de comer o sorvete. Elas podem começar pelo leite e deixar o recheio de trufa para o final, ou se preferir podem devorar tudo junto. Além de se divertirem, as crianças vão curtir essa delícia que tem a cremosidade e o sabor característico do leite em pó junto com o recheio consistente de trufa de chocolate.
Leite Trufa_

Cupcake com Mistura para Bolo sabor brigadeiro
Ingredientes:
· 1 pacote de Mistura para Bolo Renata sabor brigadeiro
· 3 ovos
· 2 colheres de margarina
· 170 ml de iogurte natural

Cobertura:
Ingredientes
· 1 lata de leite condensado
· 1 colher (sopa) rasa de margarina
· 1 pitada de sal
· 1 gema peneirada
· 170g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo cupcake: Bata o iogurte natural com os ovos e a margarina. Acrescente a mistura para bolo e bata por mais 5 minutos até obter uma mistura bem lisa.
Unte forminhas para cupcakes e coloque 2 colheres (sopa) da massa em cada uma. Asse em forno pré-aquecido, por aproximadamente 20 a 30 minutos.

Modo de preparo cobertura: Em uma panela misture todos os ingredientes mexendo sempre até aparecer o fundo. Coloque em um prato e após esfriar completamente coloque em um saco de confeitar para decorar os cupcakes. Salpique granulados, confeitos coloridos, bolinhas de chocolate e mais o que a imaginação pedir.

image004

Fonte: Selmi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 09/10/2015 por em gastronomia.

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Estatísticas do Site

  • 121,333 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia.....nenhum outro lugar é tão bom .....

Siga-me no Twitter

Bom dia.....nenhum outro lugar é tão bom .....
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: