Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Especialistas dão dicas para começar o ano com mais saúde

Todo início de ano é uma oportunidade para recomeçar. Promessas, desejos e sonhos são revigorados, sempre visando melhorias. Emagrecer, ser mais saudável, levar uma vida mais leve é o desejo de muita gente, porém, o que normalmente acontece é que as resoluções de final de ano acabam ficando só na promessa. Pensando na perspectiva de ter mais saúde e qualidade de vida, especialistas dão dicas fáceis, que podem ser incorporadas à rotina, sem abrir mão de pequenos prazeres ou mudanças radicais:

Xô sedentarismo – Se você quer começar a praticar exercícios, o preparador físico Marcio Atalla diz que é essencial ser algo prazeroso e regular, pois não adianta começar e parar depois de um curto período. Tenha como referência: é preciso andar 10 mil passos por dia para ser considerada uma pessoa ativa. Pense que as opções são infinitas, basta encontrar uma que te agrade: dança, corrida, luta, atividades ao ar livre, academia, etc.

“Mais de 45%² da população brasileira é sedentária, o que é uma preocupação, pois o nosso corpo depende das atividades físicas para funcionar melhor. Além de impactar nos hormônios, evita problemas cardíacos, a obesidade, o aumento de peso e contribui com o funcionamento do metabolismo e o movimento das articulações”, explica Atalla.

Quer mais um incentivo? De acordo com o preparador físico, uma pessoa que pratica atividades físicas vai sete vezes menos ao médico do que aquelas que são sedentárias.

Você pode experimentar o Coach aéreo que é uma técnica de exercícios aéreos usando um equipamento chamado Columpio (que significa balanço). A base é o aeropilates desenvolvido pelo espanhol Rafael Martins, e tem como objetivo, através dos princípios do pilates, gerar grande definição e força muscular.

O acessório suporta até 200 kg e tem o objetivo de fazer o corpo flutuar diminuindo as sobrecargas articulares, aumentando as possibilidades de movimento, criando desafios, gerando força e flexibilidade.

A técnica possui exercícios bem básicos, passando pelos intermediários, até avançados, por isso é destinado para qualquer aluno independentemente do nível de pratica do pilates. O Coaching aéreo pode ser usado tanto para reabilitar, como também para fitness e melhora da qualidade de vida. Sendo inclusive indicado para crianças, atletas e idosos.

Contudo, como em qualquer atividade existem algumas contraindicações. Por exemplo as disfunções e instabilidade lombo pélvica, na fase aguda. Entretanto, pode ser usado para reabilitar quando o equipamento está mais próximo do solo, diminuindo, dessa forma, o grau de instabilidade e quando o cliente adquirir controle lombo pélvico através do fortalecimento dos músculos estabilizadores

Essa é uma modalidade aérea de exercícios desafiadora, capaz de gerar ganho de força, de equilíbrio neuromuscular, de performance, de definição muscular e melhora da estética do corpo.

Tem que ser sempre realizado com o acompanhamento de um profissional capacitado em coach aéreo, no qual o instrutor aprende sobre reabilitação, exercícios e efeitos aeróbicos e como usá-lo em benefício do músculo esquelético.

Aeropilates, uma aula suspensa que mixa pilates e yoga

Aeropilates, uma aula suspensa que mixa pilates e yoga

Esteja aberto para novos conhecimentos – Toda a informação é válida e proveitosa em algum momento da vida. Aproveite o tempo livre para pesquisar sobre um tema que não tem conhecimento, trocar ideias e levantar novos questionamentos. De acordo com o antropólogo Raul Lody, estudos comprovam que quem tem o interesse contínuo por coisas diferentes apresenta uma saúde mental melhor³.

Invista numa alimentação balanceada – Já é mais do que comprovado que dietas muito restritivas geram resultados imediatos, mas, a longo prazo, não são eficientes. “O ser humano precisa de todos os nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Procure evitar as classificações dos alimentos “heróis” ou “vilões” da saúde, pois não é um conceito real. O segredo está no equilíbrio do que é ingerido, seja do carboidrato, da gordura ou de qualquer nutriente ou alimento”, orienta a nutricionista Marcia Daskal, proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição.

Fibras no cardápio? Sim! Incluí-las nas refeições vai proporcionar um verão e um ano todo repleto de leveza e saúde. Seu consumo melhora o funcionamento intestinal, reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue e facilita a digestão, além de promover a sensação de saciedade. Sem contar que consumir fibras ajuda a emagrecer.

“A ingestão de fibras pode ser facilitada com a ajuda de suplementos que existem justamente para auxiliar a vida de quem não tem tempo de ir para a cozinha ou ingerir alimentos com fibras”, explica Cristiane Spricigo, nutricionista e consultora de Livina Fibras, da MIP Brasil Farma. Confira duas receitas – uma de entrada, outra de prato principal (foto) – e capriche nos pratos leves e com fibras nesta nova fase:

ENTRADA
Palmito Pupunha Assado com Mix de Sementes

Ingredientes:
1 kg de pupunha cortado ao meio
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Galhos de alecrim
1 colher de sopa de gergelim preto
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de sopa de linhaça dourada
1 colher de sopa de semente de girassol
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em um papel-alumínio colocar o palmito e fechá-lo. Levar ao forno preaquecido a 160°C. Retirar o palmito do forno, abrir o papel-alumínio e acrescentar o sal, o azeite e o alecrim. Levar ao forno novamente a 200°C por, aproximadamente, dez minutos ou até dourar. Misturar o gergelim branco e preto, a semente de linhaça dourada e a semente de girassol e salpicar no palmito quando for servir.

Healthy nutty Quinoa and Bacon Salad with toasted sliced almonds and parsley

Cuscuz de Quinoa com Castanhas

PRATO PRINCIPAL

Cuscuz de Quinoa com Castanhas

Ingredientes:
1 xícara (chá) de quinoa mista em grão
¼ de xícara (chá) de cebola roxa cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) de tomate cortado em cubos pequenos
1 ½ xícara (chá) de água
1 colher de sopa de linhaça dourada
¼ de xícara (chá) de castanhas variadas picadas
1 colher de sopa de hortelã picada
Sal a gosto
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água fervente por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até a água secar. Reserve e espere esfriar. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, incluindo a quinoa fria. Tempera com sal. Para servir, decore com hortelã e nozes picadas.

Evite os curtos e exagerados “projetos verão” – Normalmente, resultam em mudanças apenas temporárias, uma vez que, normalmente, não são levados adiante. Assim, Atalla diz que os exercícios precisam ser constantes. A dica é ser honesto com você mesmo, principalmente em suas limitações. É preciso ter certeza que a atividade escolhida é viável de fato para que o exercício se torne um hábito e não uma obrigação.

“Quando o tempo é uma questão restritiva, verifique as oportunidades em volta do ambiente: trocar o elevador pela escada, nadar na piscina do prédio aos finais de semana e usar a bicicleta como meio de transporte até o trabalho. A dica é olhar ao redor e prestar atenção em atitudes simples que podem ser transformadas em mais movimento”, explica o preparador físico.

bike 2

Dica Final:

marcio atalla

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 19/01/2016 por em Beleza e marcado , , , , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.218 outros seguidores

Estatísticas do Site

  • 121,683 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Boa Noite..
"Quando caminho pela rua lado a lado com você, me deixas louca. E quando escuto o som alegre do seu riso que me da tanta alegria, me deixas louca..." Elis Regina - Me Deixas Louca.

Siga-me no Twitter

Boa Noite..
"Quando caminho pela rua lado a lado com você, me deixas louca. E quando escuto o som alegre do seu riso que me da tanta alegria, me deixas louca..." Elis Regina - Me Deixas Louca.
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: