Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

O futuro da moda sustentável

Vitrine Selfridges com a temática: “Bright New Things”

Vitrine Selfridges com a temática: “Bright New Things”

Um novo fôlego no design de moda inclui a sustentabilidade e a responsabilidade social em todos os processos, uma geração cada vez mais atenta ao mundo que a rodeia, mas cada vez mais alheia à máquina de marketing. Do fornecedor à entrega, passando pelo próprio produto, a ética integra agora todos os passos dados pelos designers interessados, sobretudo, na qualidade – e não na quantidade – dos seus projetos.

No último dia 7 de janeiro, a rede Selfridges, em Oxford Street, Londres, promoveu o evento anual “Bright New Things”. Este ano, o foco incide nos talentos emergentes do design de moda que desenvolvem produtos de forma inovadora e transparente. Em parceria com o Centro de Moda Sustentável foram selecionados nove designers/marcas que tomarão conta das araras da Selfridges. Um dos selecionados receberá um prémio monetário no valor de 30.000 libras para alavancar o seu negócio. O resultado da premiação acontece em março de 2016.

O jornal inglês The Guardian selecionou cinco dos nove eleitos e resume as suas propostas frescas e brilhantes.

Os Finalistas

Os Finalistas

Katie Jones – crochet com reciclados

Katie Jones gosta de misturar o trabalho em crochê com outros tecidos, como denim e couro, formando um incrível patchwork. Jones, que concluiu os estudos na Central Saint Martins em 2013, não gosta de desperdícios. Aproveita restos de tecidos e roupas em segunda mão, que depois trabalha manualmente no seu próprio design. A coleção primavera-verão 2016 é inspirada pelo kitsch Tex-Mex, em cor e textura, com jeans com estrelas e corações multicoloridos, cardigãs com arco-íris, e vestidos feitos a partir de denim reciclado e crochê.
foto_dpwlz4105_1

Auria – swimwear sustentável

Diana Auria nunca aprendeu a nadar, mas nem por isso deixou de criar uma interessante marca de swimwear. A sua parceira de negócios, Margot Bowman, uma entusiasta nadadora, compensa bem a limitação de Auria dentro de água.

A dupla desenvolve as peças a partir Econyl, uma poliamida obtida a partir de redes de pesca recicladas e outros desperdícios encontrados no oceano. As estilistas foram as primeiras a usá-la no mercado, há dois anos. As duas são formadas no London College of Fashion.

Martina Spetlova – couro transparente

A marca artesanal de Martina Spetlova trabalha com couro, que ganha inovação com diferentes texturas, mudanças feitas através de processos, como tecelagem e patchwork. Apesar do couro não ser um material muito sustentável, a estilista, que também atua no Centro de Moda Sustentável, trabalha apenas com a Ecco, a fábrica de curtumes reconhecida como a mais sustentável à escala global. O site de Martina Spetlova inclui informação sobre os seus fornecedores e respetivos processos de produção.

Formada em Moda pela Central Saint Martins, Spetlova trabalha para reduzir a zero o desperdício na sua produção. O corte do couro é feito com a máxima precisão, recorrendo a novas tecnologias, e qualquer excedente é usado para acessórios ou é doado a escolas e estudantes de moda.

Faustine Steinmetz – consumo consciente

“Quando as pessoas pensam em sustentabilidade, referem o trabalho feito à mão e a redução do recurso à eletricidade. Para mim é mais sobre promover a ideia de fazer roupas que levam muito tempo a serem concluídas e que duram muito tempo. O aumento exponencial do consumo é a pior coisa a acontecer no planeta atualmente”, propõe Faustine Steinmetz. Como nada é 100% sustentável, a estilista busca alternativas para o uso de couro. Para a coleção da Selfridges, Faustine focou no denim, estabelecendo parceria com uma fábrica espanhola, a Royo, nomeada como empresa eco-sustentável em 2012, pela Oeko-Tex Association.

Hiut– denim para a vida

A fábrica Hiut, de David e Clare Hieatt, faz atualmente 100 pares de jeans por semana e emprega 15 pessoas. Cada peça demora 80 minutos a fazer e envolve 75 processos. “Oferecemos reparações gratuitas aos nossos jeans para toda a vida. As pessoas percebem que a melhor coisa que podemos fazer pelo meio ambiente é oferecer algo que dure”, explicou Hieatt.

Para a Selfridges, a Hiut irá promover o No Wash Club, que encoraja os clientes a não lavarem os jeans pelo menos durante seis meses. “Se forem lavados antes de terem tido tempo de se adaptarem às formas do corpo, os jeans tendem a ficar deformados. Além disso, quanto menos forem lavados, menor é a quantidade de água gasta”, explicou Hieatt.

FONTE:ABEST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 22/01/2016 por em Cultura, Design, Moda e marcado , , , , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.218 outros seguidores

Estatísticas do Site

  • 121,653 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

É HOJE , 10 de Dezembro, o @espacomodern recebe 5 | cinco | dos principais parceiros que estiveram presentes durante todo ano de 2016.
Os parceiros estarão com lançamentos e descontos incríveis. Aproveite para conferir todas as tendências para o verão 2017 e  comprar as lembrancinhas de Natal.
Rua Praia de Tibau, 2234 - (84) 2010-1122

Siga-me no Twitter

É HOJE , 10 de Dezembro, o @espacomodern recebe 5 | cinco | dos principais parceiros que estiveram presentes durante todo ano de 2016.
Os parceiros estarão com lançamentos e descontos incríveis. Aproveite para conferir todas as tendências para o verão 2017 e  comprar as lembrancinhas de Natal.
Rua Praia de Tibau, 2234 - (84) 2010-1122
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: