Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Cuidados com a saúde durante o Carnaval

O Carnaval é uma das datas festivas mais esperadas no Brasil não só pelo público local, como por turistas do mundo inteiro, que lotam o país para aproveitar os famosos blocos de rua, trios elétricos e desfiles na Sapucaí (RJ) e no Anhembi (SP). Para curtir ao máximo sem descuidar da saúde , o folião pode seguir uma série de dicas importantes selecionadas pelo preparador físico Marcio Atalla e pela nutricionista Marcia Daskal:

Café-da-manhã-deixe-ele-mais-saudável-02

1. Nas principais refeições do dia, dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, arroz e tubérculos em geral), pois esse nutriente fornece energia de sobra para gastar durante a festa. “A glicose, molécula proveniente da quebra de açúcares, é a única fonte de energia utilizada pelo cérebro”, explica Marcia.
2. Não esqueça do café da manhã: ele é essencial para começar o dia e deve ser bem caprichado! Sem pressa, dá para comer melhor: frutas, cereais, ovos, iogurte ou café com leite, pães e geleias.
3. Se você caiu na folia, um copo caprichado de caldo de cana cai muito bem. O açúcar do doce ajuda na recuperação muscular. “Essa bebida é muito utilizada na recuperação dos atletas”, afirma Atalla.
4. E para quem não gosta do caldo de cana, dá para optar por outra técnica dos atletas: suco de beterraba! O legume ajuda a levar mais oxigênio para os músculos e melhora a performance, se consumida antes da folia. A beterraba também é rica em açúcar, que enche os músculos de energia, e de vitamina A, que ajuda na imunidade e protege a pele de quem pula carnaval ao ar livre.
5. Fique atento a ingestão de bebida alcoólica. Evite beber com o estômago vazio, o que pode causar quadros de hipoglicemia. Para evitar qualquer mal-estar, vale a pena intercalar as bebidas alcoólicas com alimentos e goles de água.
6. Alimente-se com produtos de fácil transporte e digestão como barrinha de cereais, bolachas integrais, lanches naturais, sucos, frutas secas (damasco, ameixa, figo) e grãos (nozes, amêndoas, castanhas). “É importante diminuir a ingestão de frituras e outras preparações ricas em gordura”, recomenda a nutricionista.
7. Não se esqueça também da hidratação. Água de coco, suco de frutas e muita água não podem faltar!
8. E se a ressaca bater, o jeito é fazer uso de muito líquido e ter uma alimentação leve a base de carboidratos, carnes magras, hortaliças, legumes, frutas e lácteos com baixo teor de gorduras. “Depois de um dia de festa, também tente fazer uma atividade aeróbica leve porque contribui para eliminar o excesso de álcool no corpo”, diz Atalla.
9. Festas de Carnaval demandam tempo e disposição. Normalmente, o folião passa horas em pé e é natural que ao final do dia sinta dores musculares. “Nesses casos, vale fazer uma massagem ou atividades na água, pois são facilitadoras na eliminação dos desconfortos”, reforça o preparador físico.
10. Antes de ir sair de casa, invista em alongamentos para preparar o corpo, pois geram melhor mobilidade. Eles têm como função relaxar a musculatura, que costuma ficar enrijecida depois de um dia desgastante. De acordo com o Atalla, é uma atividade simples, rápida, que você pode fazer em qualquer lugar e que fará diferença para aproveitar melhor a folia.

Natura Tododia Creme Massageador Algodão Envolvente, 70 ml - Massageador de articulações, ideal para relaxar após a folia e se preparar para o dia seguinte! Hidratação nutritiva por até 24 horas. Preço sugerido: R$ 25,00.

Natura Tododia Creme Massageador Algodão Envolvente, 70 ml – Massageador de articulações, ideal para relaxar após a folia e se preparar para o dia seguinte! Hidratação nutritiva por até 24 horas. Preço sugerido: R$ 25,00.

Nos dias de Carnaval, os pés dos foliões precisam aguentar grande impacto para garantir a diversão até a quarta-feira de cinzas. Por isso, alguns cuidados são imprescindíveis com vista em manter a saúde não somente desses membros, mas também dos joelhos, tornozelos e demais articulações. O ortopedista do Hospital Memorial, Hermann Gomes, alerta que uma sobrecarga mecânica pode acarretar danos desagradáveis e dolorosos a quem escolhe o calçado errado para cair na festa de momo.

“Os tênis são a melhor opção, pois amortecem o impacto dos pulos carnavalescos e ainda protegem os pés de possíveis traumas como pancadas, cortes e pisadas dos outros”, recomenda o especialista. Quem não pode abrir mão do salto deve utilizar o modelo plataforma, que dá mais estabilidade à caminhada, mas outros tipos de salto alto representam perigo na hora da folia. Afinal, esse estilo de sapato é instável e gera risco de entorse, fratura, dores nos joelhos e na coluna.

Coleção Hawaii Kawai de Christian Louboutin

Coleção Hawaii Kawai de Christian Louboutin

Coleção Hawaii Kawai de Christian Louboutin

Coleção Hawaii Kawai de Christian Louboutin

Hermann Gomes adiciona que as rasteirinhas cansam mais as panturrilhas e causam mais lesões no tendão de Aquiles, portanto, o ideal é evitá-las nesses dias de frevo e samba. Para os homens, tênis confortáveis também são recomendados. Os sedentários que resolvem se esbaldar nos blocos devem ter atenção redobrada para usar o calçado adequado e não exagerar ao sobrecarregar pés, joelhos e articulações.

Salto no carnaval

Se você é mulher e adora mostrar que tem muito samba no pé, cuidado! Os sapatos de salto podem ser uma verdadeira armadilha. A sobrecarga acumulada na ponta dos pés aumenta a pressão sobre eles, podendo causar desconfortos nas articulações dos joelhos e na coluna lombar. “Esta sobrecarga pode acarretar em tendinites, principalmente na região do tendão de Aquiles. Os saltos altos não dão sustentabilidade ao pé, deixando o centro de gravidade concentrado na parte anterior, repassando até 90% da pressão da pisada para os dedos, podendo, com o tempo, causar joanetes”, alerta o ortopedista do Hapvida Saúde, Michael Braga.

Ainda segundo o especialista, os calçados mais indicados para sambar, sem perder o rebolado, são os modelos tênis. “O calçado ideal deve ser leve e preso aos pés, de modo que proporcionem mais segurança ao folião. Além disso, eles devem ter solado aderente, espuma no calcanhar para evitar bolhas e sistema que esconda a costura e acabamentos que possam causar desconfortos”, aconselha.

Um escalda pés pode ajudar a recuperar as energias. “Uma boa opção para quem deseja relaxar é fazer por pelo menos 20 minutos um escalda pés adicionando, numa bacia ou balde, um punhado de sal grosso com 2 litros de água morna ou chá morno de hortelãs frescas”, explica a podóloga da Pro Unha, Patrícia Thenório.

O escalda pés ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o estresse do dia a dia e ajuda a relaxar. “Outra boa opção é usar óleo de Copaíba para fazer uma massagem aleatória, ‘amassando’ pés e pernas. Isso ajuda muito a estimular a circulação sanguínea”, completa Patrícia.

Confira outras dicas da podóloga:

*Massagear pontos específicos como calosidades e calcanhar é fundamental. Essas regiões costumam doer muito;
*Cuidado com rasteirinhas e sapatilhas muito finas, elas só aparentam dar conforto. Mas, por ter solado muito rígido ou fino, ao final do dia é dor na certa! Prefira solados mais macios e confortáveis;
*Não usar nada que aperte demais os pés como, por exemplo, puxar excessivamente as meias, calçados novos ou apertados nem apertar muito os cadarços. Tudo isso contribui para a diminuição da circulação e aumento de dor e inchaço na região dorsal do pé.

Pomada de hidratação intensiva que proporciona uma hidratação profunda e prolongada, tratando fissuras e rachaduras dos calcanhares, além de melhorar a hidratação dos pés, a regeneração e elasticidade da pele. O produto tem toque seco, não deixando os pés escorregadios. KeraDerm

Pomada de hidratação intensiva que proporciona uma hidratação profunda e prolongada, tratando fissuras e rachaduras dos calcanhares, além de melhorar a hidratação dos pés, a regeneração e elasticidade da pele. O produto tem toque seco, não deixando os pés escorregadios. KeraDerm

Já o contágio por doenças sexualmente transmissíveis torna-se uma realidade ainda mais próxima especialmente durante o período de Carnaval, pois durante a folia, em alguns casos, os métodos de prevenção não são levados tão à sério como deveriam. A exposição a diversos vírus tem consequências ainda mais graves em casos de coinfecções. O silencioso HCV com o HIV, por exemplo, pode ter seu processo de evolução acelerado e ocasionar o câncer de fígado, podendo levar os pacientes até a morte.

A contaminação pelo HCV é comum em pacientes HIV positivos, embora o assunto não seja do conhecimento do público leigo. A causa dessa relação está interligada aos idênticos mecanismos de transmissão das doenças. Atualmente, no Brasil, estima-se que 12% dos portadores do vírus HIV, sejam portadores também do vírus da Hepatite C, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia. O melhor método para evitar a transmissão dos vírus é o uso de preservativos, o não compartilhamento de objeto perfurocortantes e a esterilização de utensílios como os de manicure e odontológicos, por exemplo. Qualquer risco de possível contaminação deve ser comprovado por testes laboratoriais para sorologia de HIV e HCV. Ambos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde.

preservativo2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 05/02/2016 por em Beleza, Saúde.

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,422 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

O dia pede...#makepoderoso #olhotudo

Siga-me no Twitter

O dia pede...#makepoderoso #olhotudo
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: