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Alimentação correta é aliada das mulheres no combate à TPM e intestino preguiçoso

Alteração no humor, falta de concentração, sonolência, inchaço, estresse, cansaço constante. Que mulher nunca passou por essas situações, ao menos uma vez? Por serem considerados sintomas típicos da Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM, muitas os ignoram e nem imaginam que pode ser um recadinho do intestino. De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), cerca de 18 milhões de mulheres sofrem quatro vezes mais com problemas intestinais do que os homens.

O menor sinal de turbulência emocional pelas quais elas passam, como estresse, nervosismo e ansiedade já é o bastante para tudo parar. E só quem tem problemas intestinais sabe que eles atrapalham muito o dia a dia. Alimentação balanceada e rica em fibras, exercícios físicos e emoções sob controle formam o tripé da saúde digestiva. “A velha máxima de sair do sedentarismo e beber muita água funcionam muito bem. Meia hora de atividade física diariamente são suficientes para que o intestino comece a funcionar melhor”, orienta Juliana Dantas, nutricionista do Clinic Check-up do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo.

Aliados da saúde feminina
Desde a época de nossas avós ouvimos dizer que comer bem ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, não é mesmo? Pode parecer chato, mas mudar os hábitos alimentares e beber bastante água diariamente, são fundamentais e dão aquele empurrãozinho para que o organismo funcione plenamente.

Em prol ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima terça-feira (8/3), a equipe de nutrição do HCor listou algumas dicas valiosas de hábitos saudáveis e simples ajustes na rotina que ajudam a minimizar alguns desconfortos típicos do universo feminino, como prisão de ventre e TPM.

fibras

Fibras: elas dão a maior força para o bom funcionamento do intestino. A recomendação é ingerir de 20 a 30 gramas por dia.

Hidrate-se: o consumo de água é fundamental, pois o líquido ajuda o intestino a digerir melhor as fibras. O ideal é beber aproximadamente 1,5 litro diariamente.

atividade-fisica-durante-o-inverno-6

Mexa-se: a prática de atividade física ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, pois estimula o peristaltismo – movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo.

Adeus à TPM: alimentos ricos em cálcio, vitamina B6 e C, como leite e derivados, vegetais verde-escuros, por exemplo, ajudam a aliviar os terríveis sintomas.

Confira uma dica de suco laxativo para incluir em sua alimentação:

Ingredientes:
3 ameixas secas
1 laranja com bagaço
1 fatia de mamão papaia
1 colher de sobremesa de um cereal de sua preferência (aveia, linhaça, gérmen de trigo ou quinoa)

suco-laxante-830x450

Modo de preparo: deixar as ameixas secas de molho em ½ copo com água na geladeira, por aproximadamente 8 horas. Após hidratar as ameixas, bater no liquidificador com a própria água, mais 1 laranja descascada com bagaço, o mamão papaia e a aveia ou linhaça ou gérmen de trigo ou quinoa.

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Publicado em 04/03/2016 por em Beleza, gastronomia, Uncategorized.

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