Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Dicas para empreender no segmento de moda

fabio_e_diogo_fundadores_lab_fashion_baixa_2

A Moda é um mercado bastante complexo, onde os que desejam empreender precisam aliar a sensibilidade criativa de um artista a uma boa dose de preparo administrativo para conseguir constituir um negócio de sucesso. O grande desafio é ter capacidade de, mesmo sendo pequeno, conseguir disputar espaço e sobreviver entre os apelos de grandes marcas e redes varejistas que concentram a atenção da maioria dos consumidores.

Um sonho bastante frequente entre os amantes e estudantes de moda é ter sua própria marca de roupas ou acessórios. Porém para entrar neste segmento é fundamental ter organização e um plano de trabalho bem estruturado.

Pensando em dividir a expertise acumulada em suas trajetórias profissionais, Diogo Hayashi, especialista em administração e marketing; e Fábio Uehara, também especialista em administração e marketing de varejo com anos de experiência no mercado de moda; reuniram algumas dicas para que micro e pequeno-empresários do universo fashion minimizem o risco de prejuízo ou fracasso do empreendimento:

1. Pesquise – Essa fase é de extrema importância, pois é nesse primeiro momento que o novo empresário entenderá seu público-alvo e concorrentes para entender como se posicionará no mercado e como poderá atuar;

2. Seja único – Munido de informações o empreendedor consegue desenvolver um produto único, que tenha diferenciais em relação a sua concorrência;

3. Crie um plano de negócios – Esta ferramenta ajuda a definir e organizar o projeto, desenvolvendo também a parte operacional e cotidiana. Além de definir metas que facilitam o acompanhamento do crescimento da nova marca;

4. Cuide da marca – Não basta apenas escolher o nome da marca, é necessário investir em um branding. Responsável por definir a imagem em diversos aspectos, desde o site e mídias sociais, até as etiquetas e embalagens, esta ferramenta garante que o consumidor veja a marca além do produto.

5. Escolha um Headquarters – De onde o empresário pretende comandar a empresa? Um ateliê próprio, galpão no Bom Retiro, sala comercial nos Jardins ou um espaço de coworking? Tudo deve ser levado em consideração, desde o aluguel e contas básicas até o maquinário e material de escritório. Muitas vezes um espaço compartilhado especializado pode ser uma boa opção para quem está começando, pois o convívio com outros profissionais do ramo gera networking. A localização também transmite informação, então essa escolha não pode ser desmerecida.

6. E-commerce ou loja física – As lojas físicas têm a vantagem da experimentação, porém apresentam custos maiores, devido a manutenção do espaço com locação, funcionários, segurança etc. Já no mundo virtual, pode ser criada uma loja independente ou ainda partir para um Market Place, que funciona como um Shopping Center online, reunindo diversas lojas, com um maior mix de marcas e produtos. O custo de entrar num Market Place é maior, cerca de 10% a 25% do preço da mercadoria. Nada impede a marca iniciar a operação num Market Place, até se tornar conhecida, e depois operar de maneira independente para evitar as altas taxas.

7. Divulgue-se – Na área de moda é imprescindível ter bons contatos e aparecer. Participar de concursos, feiras e eventos e ter uma assessoria de imprensa especializada. É importante estar sempre aberto a divulgações em sites, blogs , jornais, revistas e TV.

8. Acompanhamento – Experiência de consumo é algo cada vez mais valorizado, desde a imagem que o consumidor tem da marca antes de entrar na loja (física ou virtual) até o pós venda, quando ele precisar trocar uma peça ou receber um e-mail com as novidades. É crucial cuidar bem do relacionamento com o cliente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 07/04/2016 por em Moda e marcado , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.218 outros seguidores

Estatísticas do Site

  • 121,653 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

É HOJE , 10 de Dezembro, o @espacomodern recebe 5 | cinco | dos principais parceiros que estiveram presentes durante todo ano de 2016.
Os parceiros estarão com lançamentos e descontos incríveis. Aproveite para conferir todas as tendências para o verão 2017 e  comprar as lembrancinhas de Natal.
Rua Praia de Tibau, 2234 - (84) 2010-1122

Siga-me no Twitter

É HOJE , 10 de Dezembro, o @espacomodern recebe 5 | cinco | dos principais parceiros que estiveram presentes durante todo ano de 2016.
Os parceiros estarão com lançamentos e descontos incríveis. Aproveite para conferir todas as tendências para o verão 2017 e  comprar as lembrancinhas de Natal.
Rua Praia de Tibau, 2234 - (84) 2010-1122
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: