Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

PROJETO DE AUDIOVISUAL INVESTE NA CAPACITAÇÃO

DSC_0123

O Projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão tem realizado diversas ações na área do audiovisual. Semanalmente são realizadas exibições e debates de filmes nacionais e locais de curta metragem. As ações também acontecem no campo da formação através de oficinas de fotografia, produção audiovisual e cinema de animação.

A iniciativa é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.

“O grande mérito da RPTV é o de articular o uso das novas tecnologias, a cultura local, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, bem como a mobilização comunitária no processo de construção do conhecimento e da mudança social”, disse Raimundo Melo – coordenador da iniciativa.

Essas atividades acontecem em escolas públicas de Currais Novos e outros 05 municípios: Natal, Florânia, Nísia Floresta, Campo Grande e Assú e envolvem crianças adolescentes e jovens. Nesse processo, os professores das escolas parceiras participam ativamente das capacitações, atuando como multiplicadores da proposta.

Nas atividades de exibição de filmes, um dos objetivos é fortalecer o acesso da população ao cinema nacional e incentivar a produção audiovisual local, além de ser um espaço de articulação e intercâmbio de alunos, professores, artistas e grupos que promovem a arte e a cultura nos municípios.

A fotografia e o exercício do olhar

Nas oficinas de fotografia e produção audiovisual, os participantes exercitam o olhar sobre a realidade e o lugar onde vivem, na perspectiva de incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes.

O trabalho é coordenado para permitir que os participantes aprendam a linguagem fotográfica e audiovisual, bem como suas técnicas para depois aplicar o conteúdo aprendido na sua própria comunidade. Eles saem a campo e registram o cotidiano, a arte e a cultura da localidade onde estão inseridos.

Um dos resultados desse trabalho na área de formação do campo da fotografia é a séria de cartões postais publicadas a partir do trabalho realizado na Comunidade Quilombola Negros do Riacho, em Currais Novos, distante 180 km da capital. As fotos dos postais foram produzidas por crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação que fizeram o registro da sua realidade e do seu cotidiano.

A série de cartões postais da comunidade quilombola é o primeiro registro feito na localidade com a participação direta dos moradores. As fotos que fazem parte da série de postais também foram transformadas em uma exposição fotográfica, que de forma itinerante percorre os municípios onde o projeto atua.

DSC_0391

Produção audiovisual

O Projeto RPTV é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, o projeto tem realizado uma série de registro audiovisuais com artistas populares do Rio Grande do Norte com o objetivo de promover o registro e a difusão desses artistas e das manifestações tradicionais nordestinas.

No campo do audiovisual e a partir de um trabalho de mapeamento, o projeto tem formatado uma série de documentários e reportagens com nomes da cultura popular potiguar e nordestina. São músicos, artesãos, mamulengueiros, poetas, cordelistas e tantos outros que a partir dessa ação têm seus trabalhos divulgados na televisão e em espaços de formação de plateia.

“A ideia do projeto não é apenas fazer o registro, e sim, fazer a divulgação e o debate em torno dessa produção cultural local que é tão pouco conhecida e com isso, promover a valorização desses artistas e dessas manifestações”, disse Talita Barbosa, uma das coordenadoras da iniciativa.

Todos os produtos que são resultados do projeto são trabalhados dentro do espaço de sala de aula com escolas parceiras e veiculados no canal 51 da TV a Cabo em Currais Novos e na TV Web: rptv.com.br. O projeto trabalha para ocupar também os canais educativos e culturais nas cidades de Natal, Mossoró e Assú.

Todo esse trabalho é realizado pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o Prêmio Itaú/Unicef, duas associações comunitárias e escolas da rede pública municipal e estadual. A iniciativa da RPTV é patrocinada pela Petrobras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 23/08/2016 por em Cultura, Design.

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,310 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia, com a certeza que a bênção do SENHOR está em você,  não no lugar onde você esta. A promessa é sua e no tempo certo ELE vai cumprir. Fique tranquila diante dos desafios, não brigue, não crie clima de inimizade. 
Excelente segunda para todos.
#tulipas #amoflores #bencaodedeus #marcadapromesa

Siga-me no Twitter

Bom dia, com a certeza que a bênção do SENHOR está em você,  não no lugar onde você esta. A promessa é sua e no tempo certo ELE vai cumprir. Fique tranquila diante dos desafios, não brigue, não crie clima de inimizade. 
Excelente segunda para todos.
#tulipas #amoflores #bencaodedeus #marcadapromesa
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: