Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Entre a inspiração e a perversão.

steyer

Henrique Steyer, 36 anos, de Porto Alegre é um showman e diz sem pestanejar: “…meu lugar é o palco”. Começou estudando Comunicação Social (quase foi ator na juventude mas os pais cortaram sua ideia), formado em Arquitetura e Urbanismo com pós-graduação em Imagem Publicitária pela PUC-RS; e pós-graduação em Design Estratégico pelo Politécnico de Milão. Ele esteve em Natal no último dia 16 de setembro para brilhar no 5° Fórum de Arquitetura de Natal, no Hotel Villa do Mar e fazer os presentes pensarem. O tema de sua palestra já era um convite a sair do lugar comum: “Design Inusitado – Entre o céu e o inferno”.

O Universo Moda foi ao encontro de Henrique depois de sua palestra, e entre um lanche e um suco conversamos. Ele apresenta sua trajetória profissional de forma irreverente e ousada, com muitas imagens impactantes, imagens de sexo, explicito e não, vídeos bem produzidos e detalhes dos bastidores que não aparecem nas revistas, mas tudo tem um contexto, uma história, resquícios do tempo da faculdade que para apresentar um projeto tinha que ser bem explicadinho, ter motivos e conteúdo, exigência de seus professores. Para começar um vídeo da cantora Madonna caindo de cara no chão abre sua palestra e nos mostra que se Madonna erra na estratégia de um mega show, você meu leitor pode errar e Henrique também. De cara ele assume que é inseguro, ansioso, faz terapia, é emotivo, toma remédio controlado, e para que dizer tudo isso?

“Eu preciso ser aceito, tem uma carência primaria dentro de mim, quero que as pessoas gostem do meu trabalho”.

Agora a loucura maior foi arrancar as calças no meio da apresentação e continuar um príncipe, segurando o show, já que era a primeira vez que fazia tal performance com um plateia de 600 pessoas que estavam no Fórum. Se ele teve medo? “Sim o tempo todo, quase não dormi a noite e só relaxei depois que tudo acabou”.

henriqeu10

Num tempo de tantas imagens manipuladas e sentimentos abafados, numa área de tantas egos exacerbados alguém tão intenso e verdadeiro, causa maravilha ao olhar, até convite para jantar o arquiteto recebeu depois via redes sociais. Vê-lo chorar no palco falando do elogio que recebeu do fotografo da Casa Vogue, edição de aniversario com o tema “Luxo sem Fim”, Frederico Cedrone, foi tocante. Cedrone chegou ao Brasil para fotografar essa edição e foi conhecer os cenários com Henrique para aprovar os ambientes e simplesmente não fez uma única alteração em nada produzido pelo arquiteto, tamanho foi o impacto com o trabalho. Resultado? A capa daquela edição foi com uma produção sua. Tem que se emocionar mesmo e deixar as lagrimas rolarem, ele nos contou que iria ficar uns dias remoendo as lagrimas mas na hora não segurou a emoção.

henrique-vogue

Já projetou loja na África do Sul, ganhou prêmio de decór na Turquia, foi capa de revista na China e seus projetos foram publicados em mais de 35 países. Foi palestrante dos maiores eventos do setor no Brasil. Já atuou como professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação em design e assina uma coluna sobre o tema em dois importantes jornais e ainda em uma revista de variedades. Responde pela direção artística das produções fotográficas da grife de móveis Florense, empresa para qual também desenha móveis e projeta lojas Brasil e mundo afora. Suas peças já representaram o Brasil na maior semana de design do mundo, em Milão, na Itália. Em 2015, repetiu está façanha exibindo diversas peças como cadeiras, quadros, estantes e tapetes, tanto no evento principal I SALONI, como na feira paralela.

Projeto Florense

Projeto Florense

Não bastasse tantos prodígios, Steyer também tem um “alter-ego” artista plástico, que batizou de Mark Gary Adams (www.markgaryadams), persona criada por ele e pulverizada planeta afora com trabalhos digitais que questionam as fronteiras étnicas, raciais e outros que tais a partir de intervenções em fotografias pop. De uma dessas suas inquietações sobre o preconceito racial surgiu o experimento What If? – The portrait collection. A ideia partiu após retornar de recente visita à República Dominicana. Os retratos foram criadas em parceria com o designer Felipe Rijo, especialista em manipulação de imagem, onde todos aparecem negros, Chefes de estado, celebridades e ícones da nossa cultura fazem parte do experimento.

henrique5

Agora num namoro com a moda, Steyer vai transformar esse trabalho em estampas para as peças de marca de moda praia. E o affair com o mundo fashion renderá em breve uma coleção de moda masculina, para outra marca, ambas mantidas sob sigilo. Vamos aguardar!

Mas não para ai sua faceta criativa, seus moveis premiados viraram joias, a mesa Macaco e as estantes Onça e Niño foram traduzidas em anéis, colares, brincos, pulseira e chaveiros fabricados em ouro e prata. A execução é da Joalheria Coliseu, loja tradicional no Rio Grande do Sul, que o convidou para desenhar essa coleção exclusiva. Em breve, o designer pretende somar uma nova linha feita a partir da cadeira Louis Henrique.

henrique

henrique8

E como não falar do estilo do arquiteto Henrique, basta olhar o look clássico com pitadas contemporâneas. No blazer da Zara com detalhe de chamois no bolso e lenço de poa. As abotoadoras de metal (lembrei do meu pai que usava em momentos de gala) e a cereja do visual, o suspensório de meia italiano, quando ele arrancou suas calças foi a peça que mais me chamou atenção, impossível não olhar as meias impecavelmente esticadas. Algumas de suas fontes de inspiração tem por nomes: Yves Saint Laurent, o estilista francês, Helmut Newton, fotógrafo de moda alemão e também o fotografo holandês, Erwin Olaf. Bem como Lars von Trier o cineasta dinamarquês. O cinema é outra paixão do designer que semanalmente marca ponto nas salas das telonas.

henrique9

E como todo homem precisa escrever um livro, plantar uma arvore e ter um filho, Henrique fez do seu livro um “Uau!” aquele que exclamamos quando vemos algo inusitado. Ele é o ponto de partida para Uau! Design, emoção e experiência, que deve chegar às livrarias no começo de novembro, mas que teve aqui em Natal a primeira pré venda. A publicação, é escrita em parceria com Sílvia Orsi Koch, doutora em Letras e faz uma viagem pela carreira do arquiteto com fotos maravilhosas e traz referencias do bom design. A obra, editada pela Appris, virá com registro na biblioteca nacional, e servirá como fonte de pesquisa para estudantes, profissionais e curiosos na área. Quem comprar agora vai receber antes do livro chegar às livrarias.
uau-livro

Por fim ele deixou uma mensagem aos amantes do segmento: “…cante a sua música, que eu vou gostar de dançar também”. Steyer que tem como lema de vida. “Mais tem Deus pra dar do que o Diabo pra tirar, aprendi com minha mãe”.
Portanto não copie, não faça do mesmo jeito, essa forma de levar a vida é única e só cabe em Henrique Steyer e paga-se um preço por ser dessa forma. Tenha-o como inspiração.

henrique4

henrique6

henrique-steyer-lumina-4-001

Um comentário em “Entre a inspiração e a perversão.

  1. Emilva Dantas
    19/09/2016

    Estou abestalhada, uau!!! Que show de masculinidade e macheza, simplesmente impactante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 19/09/2016 por em Arquitetura & Decoração, Design, Livros, Moda e marcado , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.216 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 121,422 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Consultora de Moda e beleza, administradora, palestrante, ufa ta bom Natal - RN · universomoda.wordpress.com

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

O dia pede...#makepoderoso #olhotudo

Siga-me no Twitter

O dia pede...#makepoderoso #olhotudo
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: