Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Especial – Fotógrafos Talentosos

Se Fotografia, palavra de origem grega significa, “desenhar com luz e contraste”, por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.

Por outro a sensibilidade de quem capta/desenha o momento revela muito de sua própria personalidade e do seu estilo de trabalho, como nessa situação do mestre Sebastião Salgado. “Parecia que o fim estava próximo”, escreveu o fotógrafo (um dos grandes nomes da fotografia no mundo) no prefácio do livro Kuwait, Um Deserto em Chamas (Taschen), que será lançando amanhã, terça-feira, 25, para convidados, na Galeria Mario Cohen, mesmo local onde abre uma exposição de 16 fotos inéditas, registradas entre o começo de agosto de 1990 e o fim de fevereiro de 1991, durante um dos maiores desastres não naturais do mundo ocorrido no deserto kuwaitiano. “Percebi que ali estava a grande matéria – não me interessei em registrar a Guerra do Golfo, como faziam os outros jornalistas”, contou o fotógrafo ao jornal O Estado de São Paulo, em entrevista por telefone. “Liguei para Kathy Ryan, editora de fotografia da The New York Times Magazine, e propus, entusiasmado, minha ideia de cobertura. Ela não ficou muito animada, então falei com o editor da revista, Warren Hoge, que foi correspondente no Brasil, e ele aceitou.”

E o Universo Moda começa essa semana a mostrar o talento e a sensibilidade de seis fotógrafos nordestinos, cinco do Rio Grande do Norte e um da Bahia. Conheça hoje o trabalho de David Sena e de Thiago Varela.

DAVID SENA

David Sena

David Sena


O baiano David Sena começou a fotografar nos anos 90, ainda adolescente por volta dos seus 16 anos. Depois de algum tempo resolveu aprofundar os conhecimentos e se matriculou num dos cursos promovidos por Marcelo Reis, dono da Casa da Photographia em Salvador-BA. Herdou do pai, Roberto Sena (o pai é um fotografo exemplar) além da paixão pela fotografia, sua antiga câmera fotográfica, uma Minolta SRT70, naquela época não havia nenhuma tecnologia digital, as câmeras eram em sua grande maioria totalmente manuais e o resultado do trabalho só era visto após um longo processo de revelação do filme e ampliação no papel fotográfico.
A ansiedade em ver os resultados, aliada ao fato de ter na escola de fotografia um laboratório preto e branco o fazia passar horas no “quarto escuro” para enfim ver os resultados de dias ou semanas fotografando.

Fez vários outros cursos na escola e construiu uma grande rede de amigos que viajavam quase que semanalmente para fotografar temas variados, natureza, pessoas, eventos folclóricos, arquitetura, etc. O professor Marcelo não conseguia ficar só na teoria, ele levava sempre os alunos para a prática e fazia com que os mesmos avaliassem o resultado de forma crítica, sempre buscando melhorar. Essa experiência realmente abriu os horizontes do aluno e a câmera se tornou uma extensão do seu próprio corpo, ela sempre estava com ele.

000005

3909806545_2bf54cb101_o

Na escola também havia cursos rápidos com fotógrafos convidados, sendo que um deles foi o Walter Firmo, que influenciou muito o trabalho de David por causa do seu trabalho com a cor, nessa época trocou de câmera e passou a usar uma FM2, a mesma que o Walter tinha, também usava muitos filmes em cromo e passou a explorar o colorido nas fotos, pois até então fotografava quase sempre com filmes P&B. Assim tudo começou.
Com o tempo surgiram as câmeras digitais mais avançadas, reaprendeu a fotografar tendo resultados quase que instantâneos. Foi obrigado a aprender a usar os programas de edição de imagem e agora revela ao invés de filmes na sala de revelação, arquivos digitais em uma tela. Usa diversos tipos de câmera, inclusive boa parte do seu acervo fotográfico é composto por fotos feitas com o iPhone, mas continua também fotografando em filmes com as antigas câmeras manuais.

Atualmente está mais restrito a fotografar temas que são de sua preferência: natureza, paisagens, pessoas, crianças, recém nascidos, comida e situações do cotidiano. E acredita que para fotografar, basta ter um motivo que interesse.

3910586672_4c7ba98fef_o

3910610970_e8d319157c_o

5799872714_0c7ff978e8_o-1

6967653643_f214a3fe40_o

7429870916_a2cb88b40c_o-1

8448583885_6c16882ec3_o

16135754329_8b12dccbfe_o

14541162633_08ee322e36_o

SERVIÇO:
ENDEREÇO:
TELEFONE: (98) 9 9983-1495 e (71) 9 82216175
EMAIL: davidsena@me.com
SITE: https://www.flickr.com/photos/dpsfotografia
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/davidsenafotografia/?hl=pt-br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/davidpassarinhosena79?fref=ts
TWITTER: https://twitter.com/dpsena

THIAGO VARELA

_b5a0731Thiago Varela
O potiguar Thiago Varela poderia ter escolhido ser modelo, tamanha sua beleza mas foi na produção de vídeos que começou sua trajetória, seguida da experiência em produção e iluminação em estúdio. Em 2009 foi convidado por uma amiga a fotografar um look book da coleção dela, já tinha estúdio por causa do trabalho em vídeo porém habilidade zero em fotografia.

Aceitou o desafio e incrivelmente amou aquela experiência! Em 2010 foi para São Paulo fazer uns cursos em direção de modelos e iluminação em estúdio. Assim que retornou convidou várias amigas para fazerem books sempre com uma proposta de iluminação diferenciada e conceitos distintos.

Por dois momentos precisou dar uma pausa na carreira para dedicar-se a produtora de vídeo e desde 2015 está de forma integral na fotografia. Hoje suas especialidades são as fotos de moda, publicidade, sensual e corporativa.

_b5a0142-editar-2

_j4a0381

_j4a7182

_j4a9818

port-19

placa_site_2

_j4a0848

_j4a8770-jpg

_j4a8657

_j4a2390

SERVIÇO:
ENDEREÇO: PERON FILMES – Rua da Saudade, 1005, Lagoa Nova – Natal (Rio Grande do Norte)
TELEFONE: (84) 3234-0404 – (84) 99914 4089 – 99123 5433
SITE: http://thiagovarela.studio/
EMAIL: contato@thiagovarela.studio – thiagovarelafotografias@gmail.com
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago_varela/?hl=pt-br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/thiago.varela.35?fref=ts
TWITTER: https://twitter.com/Thiago_Varela_F

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24/10/2016 por em Cultura, Design e marcado , .

Informativo


Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 3.226 outros seguidores

Atualizações Twitter

Estatísticas do Site

  • 128,752 hits

Universo Moda

universomoda

universomoda

Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação de Moda e Comércio Exterior pelo Instituto Metodista de Ensino Superior/SP, atuando no mercado de moda e beleza há 20 anos como consultora (marketing de moda e pessoal, etiqueta no trabalho, visual), jornalista, produtora, palestrante e professora (UNP, SENAI, SENAC).

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Bom dia..
"Deus me livre de gente que não entende que a beleza está na essência, que a melhor riqueza é a da alma e que as experiências amadurecem. 
Gente que não sabe o valor do abraço que acolhe e da mão que aceita, da música que embala, do colo que serve de descanso. Gente que pensa que as coisas não mudam. Elas mudam continuamente. Gente que usa da vaidade que deturpa, do orgulho que afasta. Precisamos de gente que acredita na fé que fortalece e no amor que abastece, faz rir, distrai, enrosca, toca, cura, salva e tem a chance de ser maior do que a gente pensa. É essa gente que, sutil ou não, faz a diferença." Ita Portugal

Siga-me no Twitter

Bom dia..
"Deus me livre de gente que não entende que a beleza está na essência, que a melhor riqueza é a da alma e que as experiências amadurecem. 
Gente que não sabe o valor do abraço que acolhe e da mão que aceita, da música que embala, do colo que serve de descanso. Gente que pensa que as coisas não mudam. Elas mudam continuamente. Gente que usa da vaidade que deturpa, do orgulho que afasta. Precisamos de gente que acredita na fé que fortalece e no amor que abastece, faz rir, distrai, enrosca, toca, cura, salva e tem a chance de ser maior do que a gente pensa. É essa gente que, sutil ou não, faz a diferença." Ita Portugal
Follow Universo Moda on WordPress.com

Hours & Info

1-202-555-1212
Lunch: 11am - 2pm
Dinner: M-Th 5pm - 11pm, Fri-Sat:5pm - 1am
%d blogueiros gostam disto: